​Escola Frei Vital recebe alunos do AJA e Ensino Médio de forma bem dinâmica

Camila Helem, da redação | 24 de Fevereiro de 2018
​Escola Frei Vital recebe alunos do AJA e Ensino Médio de forma bem dinâmica

      Aparecida do Taboado (MS) – A volta às aulas na Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi para os alunos do projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) e do Ensino Médio regular foi bastante divertida e bem dinâmica.

      Com várias atividades, os docentes e gestores acolheram os estudantes promovendo a interação entre todos como forma de desinibir, aprender, divertir e fazer refletir. O estudante José Humberto Viana gostou bastante da inovação, “foi muito divertido ver os colegas na brincadeira, eles fizeram mimicas para a gente adivinhar, foi engraçado. Na brincadeira da bexiga no pé tínhamos que proteger a bexiga e não deixar estourarem ela; gostei muito também”.

      Já o aluno João Carlos observou a interação entre alunos e professores, “foi massa a gente tudo junto, brincando, e os professores aqui no meio de nós”, assimilou.

      A coordenadora Raiane Alves explicou que a ação ‘Volta às aulas’ foi uma oportunidade de fazer a diferença, “realizamos uma acolhida mais humanizada, mostrando que estamos todos juntos, alunos e professores. Estou muito agradecida, pois todos participaram e tivemos excelentes resultados”.

      A professora de matemática Pauliane Rigonatto falou da experiência, “o primeiro dia de aula é sempre uma experiência nova. Atualmente leciono no Ensino fundamental, médio e no AJA, que é um projeto novo que envolve jovens de 15 a 17 anos com distorção de idade a concluir o ensino fundamental. O AJA traz uma própria metodologia diferenciada, mas criativa e dinâmica, na qual para muitos professores muitas vezes é desafiador. Confesso que venho me aperfeiçoando muito para resgatar a amizade e a confiança deles (estudantes) para facilitar o aprendizado e a relação aluno/ professor. Antes do início do ano letivo, eu e os meus colegas de trabalho fomos até o Bairro Tia Chica l e II em busca desses jovens, foi um sucesso. No primeiro dia do ano letivo, fizemos a aula da acolhida para recebê-los da melhor maneira possível e para a minha surpresa no decorrer desse momento fui procurada por um aluno me agradecendo por ter ido à casa dele, feito o convite e o convencendo a estudar. Foi gratificante para mim e toda a minha equipe do Projeto AJA. Esse já é o resultado do nosso trabalho fruindo”, comentou.

      Aproveitando a oportunidade, Débora, a professora de Língua Portuguesa, cobrou mais atividades como esta, “foi lindo ver a felicidade e entusiasmo de cada aluno ao participar da gincana. Eles se interagiram muito positivamente. Penso que devemos ter mais esses momentos assim”, avaliou.

      O estudante José Humberto finalizou dizendo: “a volta as aulas é começar de novo com o pé firme do chão. É um novo mundo que começa. É buscar mais conhecimento com os nossos professores”.

      O projeto ‘Volta as Aulas’ envolveu os gestores Maria Aparecida Garcia Ferreira e Paulo H. Buzinaro; a equipe multidisciplinar do Projeto AJA, sendo composta pela coordenadora Raiane Alves e Lucimara Paulino, coordenador técnico Newton Ribeiro da Silva, psicólogo Cesar Dezidério e a assessora de projeto Luciana Cavalcante.

 

Aparecida do Taboado (MS)

Categoria : Educação

Heller
Nenhum comentário encontrado.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.