• Home
  • Notícias
  • Eleições
  • ​Mais da metade da população eleitoral precisa fazer o cadastramento biométrico em Aparecida do Taboado

​Mais da metade da população eleitoral precisa fazer o cadastramento biométrico em Aparecida do Taboado

Camila Helem, da redação | 04 de Abril de 2019
​Mais da metade da população eleitoral precisa fazer o cadastramento biométrico em Aparecida do Taboado

      Aparecida do Taboado (MS) – Cerca de 52,19% da população eleitoral ainda precisa fazer o cadastramento biométrico em Aparecida do Taboado. O número representa 9.621 eleitores. O prazo vai até o dia 7 de junho, data limite.

      Na tarde desta quinta-feira (4), o diretor-geral do TRE, Hardy Waldschmidt, e o secretário do Comitê Gestor da Biometria, Eduardo Haruo B. Nagata, estiveram em Aparecida do Taboado, acompanhados pelo diretor responsável pelo Cartório Eleitoral do município, José Klécius de Oliveira, para tratar de procedimentos relativos ao cadastramento biométrico de eleitores de Aparecida do Taboado.

      Eles se reuniram com o prefeito Robson Samara, na Prefeitura, e com o presidente da Câmara, Zezão do PT, para pedir o apoio do Poder Público à Justiça Eleitoral especialmente de 22 de abril a 7 de junho, quando o cartório eleitoral realizará uma força tarefa, em forma de mutirão, e deverá receber diariamente grande quantidade de eleitores, já que esse é o período obrigatório para o recadastramento e quem não o fizer terá o título de eleitor cancelado.

    Na oportunidade, o prefeito Robinho Samara agradeceu a presença das autoridades e relatou ser parceiro da Justiça Eleitoral para atender as demandas necessárias para o cadastramento biométrico. “Sabendo que a partir desta próxima eleição a biometria é obrigatória, faço questão de auxiliar o cartório eleitoral na divulgação do cadastramento. É preciso que todo o cidadão se conscientize da importância do voto”, disse ele. Além disso, o prefeito se disponibilizou a fornecer transporte para eleitores que residem na zona rural do município.

 

Força tarefa

      Os eleitores de Aparecida do Taboado que ainda não fizeram a biometria estão obrigados a comparecer no Cartório Eleitoral a partir de hoje até o dia 7 de junho. Aqueles que não fizeram o recadastramento terão o título cancelado, ficando impedidos de votar e de realizar diversos atos da vida civil.

      O cartório eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h (MS). Durante a força tarefa, que vai de 22 de abril a 7 de junho, tem a possibilidade de abertura aos finais de semana, principalmente para atender eleitores residentes na zona rural. Nesse período, serão instalados 10 guichês de atendimento, com dois equipamentos de triagem. O tempo médio de atendimento é de 12 minutos por eleitor, o que atende uma média de cinco eleitores por hora. A meta de atendimento é de 300 eleitores por dia.

    Para fazer o cadastramento o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral, localizado à Rua Mato Grosso do Sul, 3881, Jardim Brandini II, levando consigo o título de eleitor (caso possua); documento de identidade com foto; comprovante de residência atualizado; e, no caso dos homens, alistamento militar (para primeiro título de homens maiores de 18 anos).

 

Estatísticas

      Dados apresentados pelo diretor do TRE apontam que no Brasil existem 147.914.958 eleitores. Destes, 91.225.379 (61,67%) já possuem biometria.

      No Estado de Mato Grosso do Sul existem 1.885.727 eleitores e com biometria cadastrada apenas 1.056.263 (55,98%).

      Já no município de Aparecida do Taboado, o eleitorado inicial registrado até o dia 23 de janeiro de 2017 era de 18.015 pessoas, no entanto, este número saltou para 18.433 eleitores. Deste total, estão devidamente cadastrados apenas 8.812 eleitores, o que representa um percentual de 47,81%. Ou seja, 52,19% do número de eleitores (9.621) ainda está sem fazer o cadastramento biométrico.

Aparecida do Taboado

Categoria : Eleições

Heller
Nenhum comentário encontrado.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.