• Home
  • Notícias
  • Entidades
  • ​Integra Costa Leste escolhe Aparecida do Taboado para a 1ª reunião oficial da Associação

​Integra Costa Leste escolhe Aparecida do Taboado para a 1ª reunião oficial da Associação

Camila Helem, da redação | 13 de Abril de 2019
​Integra Costa Leste escolhe Aparecida do Taboado para a 1ª reunião oficial da Associação

      Aparecida do Taboado (MS) – O grupo Integra Costa Leste, criado a partir do Programa Líder do Sebrae-MS, foi recentemente oficializado e a primeira reunião da Associação aconteceu na noite desta quinta-feira (11), em Aparecida do Taboado.

      O evento, intitulado ‘Encontro de Transbordamento do Movimento de Desenvolvimento da Costa Leste’, reuniu importantes líderes que fazem parte do movimento, bem como pessoas de Três Lagoas, Selvíria e Aparecida do Taboado que estão diretamente ligadas e interessadas no desenvolvimento local e regional.

Alberto Pius, presidente da Associação

      Alberto Pius, que é gerente de pessoas e serviços na Eldorado, preside a Associação e fez questão de enfatizar a satisfação da 1ª reunião oficial da entidade para apresentar as primeiras definições sobre os 4 eixos temáticos, que são Educação, Saúde, Turismo e Dinamismo Econômico: “esse é o sonho que nós definimos e que hoje é realidade”, afirmou.

Ivan Murgi, líder

      Dentro do primeiro eixo, Ivan Murgi de Farias, gerente do Senac de Três Lagoas, destacou o objetivo central da Associação: aumentar o IDEB nos 11 municípios que compõem a região Costa Leste de Mato Grosso do Sul. “Além disso, vamos lutar pela formação e valorização dos professores; estabelecer uma educação empreendedora; buscar a integração entre escola e comunidade e desenvolver a governança cooperativa da educação”, pontuou.

      Dentro da Saúde, o diretor do Hospital Auxiliadora em Três Lagoas, Marco Calderon, destacou que a Associação vai trabalhar com afinco pelos próximos 10 anos para transformar a região Costa Leste em um Centro de Referência Integrado em todos os níveis de atenção à Saúde, “nosso maior objetivo é oferecer saúde humanizada e de qualidade para a população de toda a região”, garantiu.

 Lilian Mancini, líder

     Já o Turismo, considerado o eixo com mais propostas de desenvolvimento, foi detalhado pela empresária Lilian Mancini Falco Batista, dona da Agência Jaçanã Turismo de Três Lagoas. Ela disse que nesse quesito a opção estratégica do grupo é fomentar e consolidar a cadeia produtiva do Turismo da Costa Leste de MS, utilizando os recursos naturais, culturais e o potencial de negócios de cada município incluso no sistema. Para tanto, a Associação deve buscar a roteirização turística da região.

     Por fim, a gerente regional do Sebrae de Três Lagoas, Josi Signori, que é aparecidense e ex-vereadora, desmistificou as intenções do grupo quanto ao Dinamismo Econômico, eixo que vai trabalhar para dinamizar a economia agregando valor à produção, adensando as cadeias produtivas, como fator determinante e indutor para o desenvolvimento sustentável na região. Ainda dentro desse eixo, segundo Josi, serão trabalhadas as vocações de cada município, “como Aparecida do Taboado, que tem vocação para indústria e turismo. Precisamos estimular essas cadeias produtivas para impulsionar o desenvolvimento local. É assim que vamos trabalhar em cada município da região”, pontuou.

Líderes Vitor Martins e Josi Signori

      Anfitrião, o empresário Vitor Donizete Martins, proprietário do Restaurante Recanto e do Hotel Porto Taboado, um dos líderes do movimento desde o início, comentou a alegria de recepcionar os colegas e as pessoas interessadas no desenvolvimento regional, “é um prazer muito grande receber todo mundo aqui hoje. Muitas pessoas não puderam vir, mas esse é só o começo. Eu acredito que essa Associação ainda vai crescer muito e nossos objetivos serão alcançados; essa foi só uma sementinha plantada”, disse ele, bastante empolgado.

      O evento reuniu vereadores, secretários municipais, líderes regionais, imprensa e pessoas da comunidade que tiveram a oportunidade de conhecer o movimento, se integrar e colaborar com ideias. O grupo é aberto e qualquer pessoa que se encaixe dentro dos valores já pré-estabelecidos podem fazer parte da Associação. Para saber mais acesse Integra Costa Leste nas redes sociais (Facebook e Instagram).

 

 

Aparecida do Taboado

Categoria : Entidades

Heller
Nenhum comentário encontrado.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.