• Home
  • Notícias
  • Esporte
  • Movidos pela fé: Ciclistas aparecidenses pedalam 320km até Aparecida do Norte

Movidos pela fé: Ciclistas aparecidenses pedalam 320km até Aparecida do Norte

Camila Helem, da redação | 03 de Maio de 2019
Movidos pela fé: Ciclistas aparecidenses pedalam 320km até Aparecida do Norte

      Aparecida do Taboado (MS) – Cerca de 21 ciclistas enfrentaram uma jornada bastante difícil e, ao mesmo tempo, muito bonita de 14 a 17 de abril. O grupo percorreu - de bicicleta - um trecho do ‘Caminho da Fé’, pedalando 320km de Águas da Prata (SP) até o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP).

      Durante parte do caminho, os ciclistas puderam contemplar a Serra da Mantiqueira (MG), passando por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, mas tiveram que enfrentar os desafios do corpo, como a saúde física e psicológica, além das intempéries do tempo. No entanto, a integração do homem com a natureza proporcionou ótimos momentos de reflexão e renovação da fé.

      Foram 4 dias exaustivos, de pedalada intensa, enfrentando várias adversidades, como dores no corpo, frio, neblina, chuva, muito barro, sol e calor, onde os ciclistas foram movidos exclusivamente pela fé.

Professor Joaquim de Matos

      O professor Joaquim de Matos explicou que foi uma experiência única e extraordinária, quase indescritível, “é uma sensação que mistura sofrimento, cansaço, impotência e muita emoção. Mas, acima de tudo, determinação e superação, movidos por uma razão maior, a Fé”, disse ele, que indica o passeio, “gostaria que todos tivessem a oportunidade, seja de bike ou a pé, de experimentar essa emocionante experiência de vida”.

      A Rota do Caminho da Fé, no entanto, é composta por cerca de 970 km, dos quais aproximadamente 500 km atravessam a Serra da Mantiqueira. Segundo Felipe Buosi, que integra o grupo de ciclistas aparecidenses “Os Melancia Quente”, cada grupo pode definir a sua rota, seguindo sempre as indicações do caminho, “durante a pedalada, o peregrino vai reforçando sua fé, observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do caminho, que é a síntese da própria vida”, revelou.

      O grupo saiu de Santa Fé do Sul, às 6h, do dia 13 de abril, se hospedando na Pousada Casarão, em Águas da Prata (SP), de onde foi o ponto de partida. No dia seguinte, os ciclistas pedalaram até a cidade de Inconfidentes (MG). No dia 15 seguiram até Paraisópolis (MG) e depois foram para Campos do Jordão (SP), chegando em Aparecida do Norte (SP) no dia 17, onde visitaram o complexo turístico religioso, participaram de missas e deixaram o adesivo (marca) do grupo como registro da visita especial e receberam o tradicional certificado de participação do caminho da fé.

      Nesta quarta-feira (1º), em Aparecida do Taboado, os participantes receberam as bênçãos no Santuário Diocesano em uma cerimônia emocionante realizada pelo padre Vicente.

      De Aparecida do Taboado, participaram Joaquim de Matos, Valdir Theodoro, Jovenil Santos, Alexssander Salgado, Luciano Donizete e Daniel David. A organização foi dos santa-fé-sulenses Rodrigo Oliveira, Mário Garcia e Enilberto Moreti.

      Durante o percurso, a equipe contou com caminhonete de apoio, dirigida por ‘Chibinha’ e quadriciclo de apoio, pilotado por Sérgio Buosi. Já o micrônibus que transportaram os ciclistas na ida e volta foi guiado por Gelson Maciel. Também participaram da pedalada os ciclistas de Santa Fé do Sul Edson Neves, Arley Posterli, Felipe Buosi, Cleber Biane, Vanderley Prado, Thiago Jacheto, Adilson Silva, Adriano Baratelli e Ângelo Neto, de Cassilândia.

 

 

 

 

Aparecida do Taboado

Categoria : Esporte

Heller
Nenhum comentário encontrado.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.