• Home
  • Notícias
  • Geral
  • ​Dr. José Lima conclui reciclagem em ECOCARDIOGRAFIA em Ribeirão Preto

​Dr. José Lima conclui reciclagem em ECOCARDIOGRAFIA em Ribeirão Preto

Da redação | 11 de Agosto de 2017
​Dr. José Lima conclui reciclagem em ECOCARDIOGRAFIA em Ribeirão Preto Clínica Ipanema em Aparecida do Taboado

Dr. José Lima e a Professora Simone Caixe

Para oferecer atendimento ainda mais atualizado aos seus pacientes, o cardiologista Drº José Aparecido de Lima recentemente fez uma reciclagem em ecocardiografia e agora participará do Congresso Internacional de Ecocardiografia, de 05 a 07 de outubro, no Rio de Janeiro.

Sobre o Congresso, o Drº José Lima contou que será uma importante oportunidade para expandir seus conhecimentos, pois haverá professores e ecocardiografistas de diversos países. “A ecocardiografia tem papel fundamental na avaliação de pacientes com cardiopatias. As mensurações precisas das câmaras cardíacas, massa e função ventriculares, hemodinâmica e quantificação de valvopatias são de especial importância no manejo clínico de nossos pacientes, com importância central na escolha da terapêutica e, consequentemente, no prognóstico”, explicou José Lima.Professor Dr. Osvaldo C. Almeida Filho e Dr. José Lima

O cardiologista tem ‘título de especialista em cardiologia’, concedido em 2008, pela Associação Médica Brasileira, por ter obtido aprovação em concurso realizado segundo as normas estabelecidas pela Associação e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Esta nomenclatura é apresentada com orgulho pelo Drº José Lima, pois os médicos formados antes de 1989, como é o caso dele, não tinham a necessidade de fazer a prova para conseguir tal título; bastava mandar os currículos, a participação em congressos e a comprovação que trabalhava na área clínica que a Sociedade Brasileira de Cardiologia já o fornecia. “Por um desafio meu, optei por não mandar o currículo e prestar a prova, que é anual, de 120 questões e que ocorre por ocasião do Congresso Brasileiro de Cardiologia”.    

No período de janeiro a julho deste ano, o médico participou de uma reciclagem em ecocardiografia na Faculdade de Tecnologia em Saúde (FATESA) de Ribeirão Preto-SP, que contou com a participação de cardiologistas de todo o Brasil, inclusive do exterior, como, por exemplo, Uruguai e Guatemala.Fachada da Faculdade em Ribeirão Preto

O curso foi dividido em cinco etapas e teve carga horária de 210 horas, com aulas teóricas e práticas, em período integral (inclusive noturno). A grade curricular compreendeu: Ecocardiografia Básica I; Ecocardiografia Básica II, Ecocardiografia em Cardiopatia Congênita; Tópicos Especiais em Ecocardiografia; e Prática Intensiva em Ecocardiografia.

“Eu optei por fazer uma reciclagem num tema tão importante que é o ecocardiograma. Esse exame hoje é fundamental e indispensável em qualquer consultório de cardiologista, em qualquer clínica de cardiologista e em qualquer hospital do coração. Foi extremamente importante participar deste curso, para que eu ficasse inteirado e atualizado das mudanças, da atualidade e das diretrizes sobre esse exame”, ressaltou o Drº José Lima, que atende com ecocardiograma em sua clínica desde 2004.

O médico conta que a reciclagem irá trazer para seus atendimentos: uma dinâmica melhor na execução do exame; atualização sobre as mudanças nas dimensões das cavidades; nos conceitos sobre cada doença; e, principalmente, na melhora na prática da execução do exame.

Drº José Lima começou a atender em Aparecida do Taboado há 35 anos. O médico atende desde o dia 03 de janeiro de 1983 em sua Clínica Ipanema, e, no mesmo ano iniciou suas atividades médicas para o SUS (Sistema Único de Saúde) no Posto Central, onde atende até hoje duas vezes por semana. Ele atende ainda as emergências cardiológicas no Pronto Socorro e faz internações clínicas de pacientes cardiológicos na FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado). 

Em sua clínica são realizados os seguintes exames: ecocardiograma; teste ergométrico; eletrocardiografia dinâmica – sistema Holter 24 horas para avaliar arritmias cardíacas; monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e eletrocardiograma

Clinica Ipanema

R. Sete de Setembro, 0992 

(67) 3565-1634

Aparecida do Taboado - MS

Aparecida do Taboado (MS)

Categoria : Geral

Constroluz
Heller
Elit
Nenhum comentário encontrado.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.