• Home
  • Notícias
  • Geral
  • Cerca de 27 % dos eleitores aparecidenses já realizaram o cadastro biométrico

Cerca de 27 % dos eleitores aparecidenses já realizaram o cadastro biométrico

Camila Helem, da redação | 20 de Janeiro de 2018
Cerca de 27 % dos eleitores aparecidenses já realizaram o cadastro biométrico

 

Aparecida do Taboado (MS) – O cadastramento é um procedimento necessário para que a população vote na nova geração de urnas. As urnas biométricas reconhecem o eleitor através de sua impressão digital, facilitando sua identificação e diminuindo o tempo gasto no dia da votação. Quem não fizer, terá o título de eleitor cancelado. 

    Entretanto, de acordo com a Justiça Eleitoral, não existe a obrigação do cadastro para eleitores do município, muito menos prazo para que o procedimento seja realizado, e que não tem multa prevista pelo não comparecimento.

O serviço já está sendo prestado no município desde julho do ano passado, mas o movimento no Cartório Eleitoral da cidade tem sido muito grande nos últimos dias e, consequentemente, tem gerado inúmeras reclamações por parte dos eleitores. 

Para entender o que está acontecendo, nossa equipe procurou o chefe do cartório da 24º Zona eleitoral, José Klécius de Oliveira, para falar sobre o assunto. Klécius reforçou que em Aparecida do Taboado o cadastramento NÃO é obrigatório (no momento) e disse que o eleitor pode procurar o cartório até meados de maio, quando o serviço será suspendo devido ao período eleitoral, retornando em outubro, logo após as eleições, estendendo-se até data ainda não fixada pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE/MS.

    José Klécius explicou que está havendo um mal-entendido, uma vez que circulou uma matéria em um canal de televisão da capital do Estado de que o prazo para o cadastramento seria até março de 2018, porém há de se ressaltar de que esse prazo é para os eleitores de Campo Grande, sendo que no interior ainda não foi estipulado o prazo final, que poderá ser em 2019 ou até mesmo prorrogado para 2020, segundo ele.

 

Estatísticas

Em Aparecida do Taboado, até o momento, 27 % dos eleitores da cidade já foram cadastrados, ou seja, de 17.927 das pessoas aptas a votar, 4.840 já foram cadastradas, restando ainda 13.087 eleitores para fazerem o cadastramento biométrico. 

    Uma informação importantíssima e que serve de tranquilidade aos eleitores aparecidenses é que se porventura não conseguirem realizar o cadastro até maio desse ano, poderão exercer o direito de voto normalmente nas eleições de outubro, sem nenhum tipo de prejuízo.

 

Cadastramento

    Para o cadastro, a pessoa deve apresentar cópia e original de um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que irão tirar o título pela primeira vez devem levar o comprovante de quitação do serviço militar, com cópia.

    Por outro lado, embora o processo de revisão biométrica atualmente não seja obrigatória em Aparecida do Taboado, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se adiantem, sem necessidade de imensas filas.

    O Cartório Eleitoral fica situado na Rua Mato Grosso do Sul, 3881 - Jardim Brandini II, nas proximidades do Fórum. O horário de atendimento é das 12 às 18h(MS), de segunda a sexta-feira. Telefone para contato: (67) 3565-1859.

    

TIRA DÚVIDAS:

1) Quem deve fazer a biometria este ano?

- eleitores de Campo Grande no prazo até 18/03;

- quem estiver com título cancelado;

- quem precisa fazer transferência de município;

2) Sou eleitor de Aparecida do Taboado, preciso fazer a biometria este ano?

- NÃO, se estiver em situação regular, o prazo final não está definido. Por essa razão, portanto, não há necessidade de ficar na fila desde cedo, além disso, é importante lembrar que nosso atendimento inicia-se a partir de 12h (MS) ;

3) Não sei se meu título está regular, onde posso verificar?

-Consulte o site do TSE> serviço ao eleitor > quitação eleitoral. Caso tenha deixado de votar em alguma eleição, tem até maio para regularizar!

4) Sou eleitor de outro Estado, como posso saber se meu município está em revisão biométrica obrigatória?

- Consulte o site do TSE:http://www.tse.jus.br/…/acompanhamento-revisoes-eleitorais-…;

 

 

Aparecida do Taboado (MS)

Categoria : Geral

Elit
Constroluz
Heller
Nenhum comentário encontrado.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.