Governo Municipal Nenhum comentário

Alunos da “Cel. João Alves Lara” plantaram pau-brasil na Praça da Matriz

Assessoria de Comunicação | 10 de Junho de 2019
Alunos da “Cel. João Alves Lara” plantaram pau-brasil na Praça da Matriz

      Ao comemorar a “Semana do Meio Ambiente” em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira, 05, os alunos da Escola Municipal “Cel. João Alves Lara” foram envolvidos no plantio de uma árvore pau-brasil, na Praça da Matriz.

      A atividade foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente e também por membros da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Foram envolvidos os alunos do 1° ano ao 4° ano do ensino fundamental matutino e do 1° ao 3° ano do ensino fundamental vespertino.
      Durante o plantio as crianças puderam conhecer um pouco da história da árvore que deu origem ao nome do nosso país. O pau-brasil (ou Caesalpinia echinata Lam, no seu nome científico) é uma espécie arbórea, nativa das florestas tropicais da costa brasileira. É considerada uma árvore de madeira nobre, com alto valor econômico até os dias de hoje. Muito utilizada para a produção de móveis, chamava muita atenção nos países europeus na época da exploração, principalmente pela sua coloração avermelhada. A árvore pode atingir até 30 metros de altura e um metro e meio de diâmetro de tronco. Geralmente, apresenta exemplares que ficam entre os 10 e 15 metros de altura, com tronco proporcionalmente mais fino e de coloração cinza-escura. 
      Dulce Lima, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, lembrou sobre a importância da preservação do meio ambiente e aproveitou a oportunidade para orientar as crianças sobre o cuidado com a cidade. “Plantar uma árvore ajuda a melhorar o ar que respiramos. Toda pequena ação é uma contribuição para um mundo melhor. A nossa cidade deve ser cuidada por todos nós”, disse. 
      Segundo a coordenadora da escola, Andreia Castro, além de participar do cronograma da Secretaria, várias atividades foram desenvolvidas com os estudantes, sendo algumas em parceria também com a Polícia Militar Ambiental e com o Sindicato Rural.
      “Na escola, os alunos aprenderam sobre reciclagem de materiais para confecção de brinquedos e cartazes, participaram do plantio de árvores na Praça da Matriz, palestra. Uma conscientização para um mundo melhor. Ensinando os pequenos que preservar é preciso e nós como educadores devemos contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental”, afirmou Andreia.

Aparecida do Taboado

Categoria : Governo Municipal

Heller
Nenhum comentário encontrado.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.