Legislativo Estadual Nenhum comentário

Dia da Consciência Negra foi celebrado com entrega de honraria

Agência ALMS | 21 de Novembro de 2017
Dia da Consciência Negra foi celebrado com entrega de honraria

    Na noite desta segunda-feira (20), o Poder Legislativo reconheceu mais uma vez a importância dos povos negros para a história do país. A sessão solene em comemoração ao "Dia Nacional da Consciência Negra" foi marcada pela entrega da homenagem do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, instituída pela Resolução 36/2009, de autoria do proponente da solenidade, deputado Amarildo Cruz (PT).
    O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é a data em que morreu Zumbi dos Palmares, herói negro que se imortalizou por sua luta, pela libertação dos negros escravizados e que representa todas as formas de defesa da paz, da liberdade, da igualdade e do combate ao racismo. “Mais da metade da população brasileira é negra e por isso uma data de referência pela importância no contexto histórico do negro no Brasil. Foram mais de 300 anos de escravidão e temos o dever de elaborar políticas públicas constantes de reparo pelos erros cometidos no passado contra a raça negra. A homenagem funciona como um estímulo aos que trabalham pela igualdade”, destacou o parlamentar.
    Em nome dos homenageados, a assistente social Sandra Mara Martins dos Santos ressaltou a inserção no mercado de trabalho, do reconhecimento e orgulho do negro pela sua cor. “Considero uma honra receber a homenagem em nome da luta de Zumbi. Nós temos muito a avançar com políticas públicas efetivas que colaboram com nossas conquistas”, comemorou Sandra, que também é membro do Grupo de Mulheres em Ação da Comunidade Tia Eva, em Campo Grande.
    Durante o evento, a apresentação cultural do ator, poeta e psicólogo, Alguimar Amâncio da Silva, contou a história de Zumbi dos Palmares.

Por: Glaucia Jandre   Foto: Victor Chilemo/ALMS 

Campo Grande (MS)

Categoria : Legislativo Estadual

Heller
Nenhum comentário encontrado.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.