/

Aparecida do Taboado registra 1º caso de Dengue tipo 2

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – A Secretaria Municipal de Saúde confirmou hoje (14) que o município já soma 26 casos notificados de Dengue, com 3 já confirmados. O número é 84% maior que o divulgado no último boletim, no dia 23 de janeiro.

Segundo a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, entre os casos confirmados está um jovem de 18 anos com o tipo 2 da doença, considerada grave (chamada antigamente de dengue hemorrágica). No entanto, o setor informou que nem todos os casos tipo 2 evoluem, causando hemorragia, mas precisa ser tratado com pouco mais cuidado.

O setor ainda informou que a controladoria de vetores tem encontrado inúmeros focos do mosquito em residências de vários bairros da cidade. A coordenadora Eudênia Paiva pediu mais conscientização por parte da população, levando em consideração que a Dengue pode matar. Além disso, vale destacar que o mosquito transmissor da Dengue (Aedes aegypti) também transmite Chikungunya, Zica e Febre Amarela.

É importante manter quintais limpos e livres de recipientes que acumulam água e podem se transformar em focos para a proliferação do mosquito. Por isso, fique atento às dicas de como manter o quintal organizado e limpo!

 

Plantas

Sem dúvidas, as plantas embelezam o quintal. Mas, além dos cuidados com elas, é preciso ter cuidado com a água que pode acumular nos pratinhos dos vasos e nas próprias folhas.

    Nos pratinhos, a recomendação para evitar a proliferação do Aedes é encher de areia até a borda. Se o prato já acumulou água, retire o conteúdo e escove o recipiente com água e sabão, para eliminar os ovos e larvas.

    Alguns tipos de plantas, como as bromélias, podem acumular água. Fique atento a elas e remova regularmente a água e, se possível, transfira-as para um local coberto.

Piscina e fonte

    Piscinas e fontes de água devem estar sempre devidamente tratadas e cloradas. Quando não estão em uso, é recomendado que fiquem cobertas, mantendo o cuidado de não deixar água e folhas acumularem-se na capa.

Móveis de jardim

    Os móveis e enfeites de jardim expostos ao tempo também podem acumular água depois de uma chuva, por exemplo. Por isso, é importante vistoriar regularmente o seu quintal e identificar os locais de água parada. Ao encontrar um possível criadouro, remova a água e escove o objeto com água e sabão.

Vasilhas dos pets

    O bebedouro e comedouro do seu animalzinho de estimação devem ser limpos semanalmente, mesmo quando não ficam expostos ao tempo. Lave-os com água e sabão com o auxílio de uma bucha.

Tonéis, tanques de água e outros recipientes

    Mantenha todos os recipientes tampados no quintal. O interior dos tanques utilizados para armazenar água deve ser lavado semanalmente, também utilizando escova e sabão.

Calha

    Esteja atento às sujeiras que ficam paradas nas calhas, especialmente após dias de muito vento e chuvas. As folhas podem acumular água, além de impedir o escoamento pela calha, tornando-a um criadouro do Aedes aegypti. O mosquito pode alcançar alturas superiores a 1,5 metros e, portanto, acessam as calhas.

Ralos

    O Aedes aegypti se reproduz em água parada limpa ou suja. Por isso, os ralos também são criadouros em potencial. Para evitar sua proliferação, basta mantê-los fechados ou telados com aberturas milimétricas.

Lixo e entulho

    Não acumule entulho no quintal, pois até mesmo restos de construção são potenciais criadouros para a reprodução do mosquito da dengue. Faça uma limpeza geral e descarte corretamente o material. Remova toda e qualquer sacolinha e não deixe os sacos de lixo expostos ao tempo.

Lona

    A lona pode ser uma boa alternativa para cobrir materiais de construção que estejam armazenados no quintal, no entanto devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.  

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog