Aparecida do Taboado registra 1º caso de Dengue tipo 2
Saúde

Aparecida do Taboado registra 1º caso de Dengue tipo 2

Camila Helem
14/02/2020
682

Aparecida do Taboado (MS) – A Secretaria Municipal de Saúde confirmou hoje (14) que o município já soma 26 casos notificados de Dengue, com 3 já confirmados. O número é 84% maior que o divulgado no último boletim, no dia 23 de janeiro.

Segundo a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, entre os casos confirmados está um jovem de 18 anos com o tipo 2 da doença, considerada grave (chamada antigamente de dengue hemorrágica). No entanto, o setor informou que nem todos os casos tipo 2 evoluem, causando hemorragia, mas precisa ser tratado com pouco mais cuidado.

O setor ainda informou que a controladoria de vetores tem encontrado inúmeros focos do mosquito em residências de vários bairros da cidade. A coordenadora Eudênia Paiva pediu mais conscientização por parte da população, levando em consideração que a Dengue pode matar. Além disso, vale destacar que o mosquito transmissor da Dengue (Aedes aegypti) também transmite Chikungunya, Zica e Febre Amarela.

É importante manter quintais limpos e livres de recipientes que acumulam água e podem se transformar em focos para a proliferação do mosquito. Por isso, fique atento às dicas de como manter o quintal organizado e limpo!

 

Plantas

Sem dúvidas, as plantas embelezam o quintal. Mas, além dos cuidados com elas, é preciso ter cuidado com a água que pode acumular nos pratinhos dos vasos e nas próprias folhas.

    Nos pratinhos, a recomendação para evitar a proliferação do Aedes é encher de areia até a borda. Se o prato já acumulou água, retire o conteúdo e escove o recipiente com água e sabão, para eliminar os ovos e larvas.

    Alguns tipos de plantas, como as bromélias, podem acumular água. Fique atento a elas e remova regularmente a água e, se possível, transfira-as para um local coberto.

Piscina e fonte

    Piscinas e fontes de água devem estar sempre devidamente tratadas e cloradas. Quando não estão em uso, é recomendado que fiquem cobertas, mantendo o cuidado de não deixar água e folhas acumularem-se na capa.

Móveis de jardim

    Os móveis e enfeites de jardim expostos ao tempo também podem acumular água depois de uma chuva, por exemplo. Por isso, é importante vistoriar regularmente o seu quintal e identificar os locais de água parada. Ao encontrar um possível criadouro, remova a água e escove o objeto com água e sabão.

Vasilhas dos pets

    O bebedouro e comedouro do seu animalzinho de estimação devem ser limpos semanalmente, mesmo quando não ficam expostos ao tempo. Lave-os com água e sabão com o auxílio de uma bucha.

Tonéis, tanques de água e outros recipientes

    Mantenha todos os recipientes tampados no quintal. O interior dos tanques utilizados para armazenar água deve ser lavado semanalmente, também utilizando escova e sabão.

Calha

    Esteja atento às sujeiras que ficam paradas nas calhas, especialmente após dias de muito vento e chuvas. As folhas podem acumular água, além de impedir o escoamento pela calha, tornando-a um criadouro do Aedes aegypti. O mosquito pode alcançar alturas superiores a 1,5 metros e, portanto, acessam as calhas.

Ralos

    O Aedes aegypti se reproduz em água parada limpa ou suja. Por isso, os ralos também são criadouros em potencial. Para evitar sua proliferação, basta mantê-los fechados ou telados com aberturas milimétricas.

Lixo e entulho

    Não acumule entulho no quintal, pois até mesmo restos de construção são potenciais criadouros para a reprodução do mosquito da dengue. Faça uma limpeza geral e descarte corretamente o material. Remova toda e qualquer sacolinha e não deixe os sacos de lixo expostos ao tempo.

Lona

    A lona pode ser uma boa alternativa para cobrir materiais de construção que estejam armazenados no quintal, no entanto devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.  

 

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.