///

Polícia Penal de MS recebe reforço na Capital e interior com 20 novas viaturas

2 minutos de leitura

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) repassou à Polícia Penal 20 viaturas operacionais zero km destinadas pelo Governo de Mato Grosso do Sul para o fortalecimento dos trabalhos feitos pela instituição no Estado. A entrega foi feito na tarde da quarta-feira (1º) pelas autoridades.

As caminhonetes Mitsubishi modelo L200 Triton, a diesel e com câmbio automático, são adaptadas com equipamentos fundamentais no trabalho policial, como giroflex, radiocomunicador, suporte para armamentos longos e compartimento-cela no porta-malas.

Os veículos serão utilizadas nas escoltas de presos e proporcionarão mais agilidade ao serviço, além de economia no consumo de combustível. Os veículos integram a frota entregue às forças de policiais do Estado pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) no final do ano passado.

Agora, eles são distribuídos pela agência penitenciária aos serviços especializados após a conclusão dos trâmites burocráticos necessários. Para aquisição das caminhonetes destinadas à Polícia Penal, foram investidos R$ 4,57 milhões.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, as novas viaturas são reflexo da importância do trabalho desempenhado pela Polícia Penal e o espaço que vem sendo conquistado na segurança pública, com reconhecimento por parte do Governo.

Durante a solenidade de entrega das chaves, na sede da agência penitenciária, Aud ressaltou que recentemente a instituição recebeu outros 27 veículos, modelo Renault Sandero, que estão em uso em diversas unidades para serviços administrativos.

Além disso, há projeto junto à Secretaria Nacional de Política Penais para a aquisição de mais 25 caminhonetes. “Estamos buscando, cada vez mais, a estruturação dos nossos serviços para atuarmos na proteção à sociedade”, destacou.

O diretor-geral da Polícia Penal, Valdimir Ayala Castro, reforçou a qualidade das caminhonetes, modernas e com trafegabilidade em diversos tipos de terreno, especialmente os de difícil acesso. “Refletem a visibilidade de nossa atividade policial, com foco na melhoria do atendimento à população”, disse.

Destinações

Das 20 caminhonetes operacionais repassadas pela Agepen, seis foram destinadas ao Cope (Comando de Operações Penitenciárias) e suas bases na Capital e interior, sete aos GEP (Grupamentos de Escolta Penitenciária) de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Corumbá, uma ao Gafip (Grupamento de Ações e Fiscalização Penitenciárias) e uma à Central Provisória de Audiência de Custódia.

As penitenciárias de Naviraí, Bataguassu e Ponta Porã, onde são realizados trabalhos de escolta por equipes dos próprios presídios, também receberam uma caminhonete cada. As duas restantes foram destinadas ao suporte prestado pela Diretoria de Operações.

O comandante do Cope, Richard Dias, avaliou que por ser mais leve e ágil esse tipo de viatura reduz do desgaste físico do policial, devidamente armado e equipado, no momento do embarque e desembarque, além de uma condução mais humanizada do preso. “Farão toda a diferença para atender com mais rapidez os momentos necessários”, frisou.

Já o comandante do GEP de Campo Grande, Evandro Mota, observou que os veículos tipo caminhonete, além de ser um reforço para a frota e possibilitarem mais serviços simultâneos, garantirão maior agilidade na locomoção, por ser um veículo menor, se comparado aos furgões-cela. “Além disso, amplia o número de servidores habilitados para a condução, já que não há necessidade de ter carteira D, dando mais versatilidade às equipes, bastando apenas o curso de Condução de Veículos de Emergência”, pontuou.

Segundo a Diretoria de Operações, com o repasse das novas viaturas, a Agepen também realizou o remanejamento de veículos-cela para atender unidades prisionais da capital na realização de serviços de escoltas nas progressões de regime.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog