/

Final Nacional da Superliga de Voleibol Adaptado reunirá 2.500 atletas de todo país em Santa Fé do Sul

3 minutos de leitura

A cidade de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo, será palco da Final Nacional da Superliga de Voleibol Adaptado – Melhor Idade. Cerca de 2.500 atletas, representando 36 municípios e aproximadamente 100 equipes de seis estados brasileiros, competirão em busca do título nacional.

Para chegar até essa fase, os atletas participaram de etapas regionais e estaduais, e apenas os mais bem classificados garantiram sua vaga na Final Nacional. São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Tocantins são os estados representados nesta competição.

A maior parte das equipes é custeada pelos municípios que representam, demonstrando o apoio e incentivo ao esporte para a terceira idade. No entanto, algumas equipes que não conseguiram recursos públicos estão se subsidiando para participar do evento.

A cidade sede, Santa Fé do Sul, assumirá toda a responsabilidade pelo custeio da estrutura física e administrativa do evento, proporcionando um ambiente adequado e acolhedor para os atletas e espectadores.

Para o prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Evandro Mura, é uma honra receber uma das etapas da Final Nacional da Superliga. “Ficamos imensamente felizes por recebermos tantos atletas da melhor idade, por termos representantes de várias cidades de todo o país em nossa Estância Turística. Os idosos ativos nos inspiram e investir em esporte é investir na saúde e longevidade. Estamos ansiosos esperando por vocês, sejam muito bem-vindos e bons jogos a todos”, disse Mura.

A final nacional foi dividida em duas categorias, Série Ouro e Série Prata, abrangendo atletas com idade mínima de 45 anos e máxima de 150 anos, como brinca o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), Lucas Dimarco.

Além dos inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos participantes, o público também será presenteado com uma competição saudável e um verdadeiro show de jovialidade. Emoção e diversão estão garantidas nas arquibancadas e nas quadras.

Todos os jogos contarão com apoio de ambulâncias e equipe médica, garantindo o cuidado especial necessário para os atletas durante a competição.

A Final da Superliga da Confederação Nacional de Voleibol Adaptado promete ser um evento memorável, reunindo atletas talentosos e entusiasmados de todo o país, além dos atletas da Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade -, representando Santa Fé do Sul. A CBVA convida a todos para prestigiar e apoiar essa iniciativa que promove a prática esportiva e o envelhecimento saudável.

Sobre o voleibol adaptado

O jogo possui semelhanças com o vôlei convencional, mas suas regras variam conforme as necessidades específicas. Em determinadas partidas, fica vedado o salto para repassar a bola ao time adversário, a fim de evitar impactos prejudiciais às articulações.

O número máximo de toques pode chegar a seis e é permitido que a bola toque o solo antes de ser recebida. Além disso, também há a possibilidade de realizar o saque por baixo.

A característica principal desse estilo de voleibol é a leveza com a qual os jogadores encaram seus desafios. A amizade e até mesmo histórias de amor prevalecem entre as disputas, que são realizadas com respeito, empatia e muita força de vontade. Mas nada tira o foco da quadra e do empenho das equipes para saírem vitoriosas.

Serviço:
A Cerimônia de Abertura está marcada para o dia 27 de Março, às 19h30, no Ginásio Municipal de Esportes Antonio Ramon do Amaral.
Já os jogos vão acontecer nos seguintes locais: Ginásio Municipal de Esportes Antonio Ramon do Amaral, Centro Olímpico e nas quadras das Escolas Municipais Thereza Siqueira Mendes, Agnes Rondon Ribeiro, Benedicto de Lima e Elisabeth Maria Cavaretto de Almeida.

Sobre a CBVA
A Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA) é a entidade responsável pela organização e promoção de competições de voleibol para a terceira idade em todo o país. Seu objetivo é incentivar a prática esportiva entre os idosos, promovendo o bem-estar físico e mental, além de fortalecer os laços sociais e a inclusão na sociedade.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog