//

I Encontro de Folias de Santos Reis deixa legado para os futuros eventos

2 minutos de leitura

Um público estimado em dez mil pessoas participou no último sábado (27) do I Encontro de Folias de Reis, realizado na Fazenda Taboca, no município de Inocência. O inédito evento reuniu três companhias e grupos de Catira dedicados à tradicional festa popular brasileira.
Desde as primeiras horas da manhã do sábado, os convidados, oriundos de cidades e estados vizinhos chegavam para o evento, recepcionados pelo casal festeiro Abadia Leal e Dr. Paulo Mariano.

Ao longo do dia, os presentes puderam acompanhar os integrantes da companhia “Embaixadores dos Reis Magos”, de Aparecida do Taboado-MS, sob o comando do mestre Anaim Leonel; Companhia de Reis José Vitor, comandada pelo mestre Cridão, da cidade de Zacarias-SP; e a última companhia a se apresentar foi a conhecida Companhia de Reis “Família Dú Catira, de Itajobi-SP.

Famílias e grupos de amigos acompanharam a programação que contou com desfile de carro de boi, missa sertaneja e queima de fogos de artificio.
Pratos típicos e doces foram servidos gratuitamente durante a duração da festa e o cardápio contou com macarronada, bolinhos de carne, farofa, ensopado de batata, feijão gordo e arroz caipira. Doces caseiros serviram de sobremesa, tudo preparado por equipe de voluntárias e voluntários que chegaram ao local às 3 horas da madrugada. No jantar, depois de seis horas no calor da brasa, foram servidos os dois bois no rolete, preparados pela equipe do chef Bebeto.

Depois da comida farta, ocorreu o bailão animado pelo grupo Arco Íris Só Forro e banda Santa Helena.

Vinte e duas cabeças de gado foram doadas, juntamente com valores enviados via Pix para uma conta aberta em nome do evento, uma inovação nesse tipo de evento.

A Festa começou a ser preparada desde setembro do ano passado. “Foram 90 dias de preparativos, dos quais, os últimos 60 dias foram mais intensos”, explicou Paulo Mariano.

O festeiro reconheceu o apoio da esposa Abadia Leal, familiares, amigos e disse que sem os voluntários seria impossível organizar uma festa dessa magnitude. Vale destacar o caráter cultural, folclórico e beneficente do evento, cuja venda de bebidas foi revertida para a APAE de Inocência e o lucro do evento, caso ocorra, será destinado em favor do Lar Asilo Jefferson Leandro do Prado Elias.

Paulo Mariano agradeceu o apoio do prefeito Antônio Ângelo e dos vereadores de Inocência que trabalharam para o sucesso da festa.
O Prefeito Toninho da Cofapi elogiou a iniciativa do casal de festeiros pelo resgate da tradição e o fortalecimento do evento cultural e folclórico que merece o apoio do Governo Municipal e da Câmara de Vereadores.

“Estamos felizes pelo crescimento socio econômico do nosso município e não podemos esquecer das nossas tradições, da cultura e do lazer da nossa população, apoiamos a realização do I Encontro de Folias de Santos Reis, e quem tiver o interesse em organizar e realizar ações como essa que apresentem projeto que estaremos prontos para analisar e apoiar”, comentou o Chefe do Executivo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog