/

Método das Onomatopeias: Pedagoga cria metodologia que facilita a alfabetização de crianças

1 min de leitura
13
Sandra Puliezi criou metodologia que facilita a alfabetização de crianças
Sandra Puliezi criou metodologia que facilita a alfabetização de crianças

Com o intuito de facilitar o processo de alfabetização de crianças, Sandra Puliezi criou em 2018 o “Método das Onomatopeias” que utiliza a instrução fônica para relacionar as letras a seus sons e assim facilitar o entendimento da linguagem escrita por parte dos alunos.

A professora é doutora e mestre em Psicologia da Educação, além de possuir formação em Psicopedagogia e Pedagogia. Ao Costa Leste News, ela explicou que o Método das Onomatopeias foi idealizado durante seu período de mestrado, quando aprendeu sobre a importância de ensinar os sons das letras para os alunos durante o período de alfabetização.

“Enquanto eu estava fazendo meu mestrado, li muitas pesquisas que mostravam que as crianças têm mais facilidade para aprender a ler e escrever quando sabem os sons das letras. Então, naquela época, comecei a pensar em estratégias para ensinar os fonemas para as crianças de forma fácil e lúdica”, explicou.

Segundo Sandra, a vantagem de adotar o método durante a alfabetização vem da facilidade que as crianças possuem para relacionar os sons abstratos dos fonemas à sons de objetos e animais que eles já conhecem. “Ensinar fonemas não é tão fácil, pois são unidades abstratas da nossa fala, então nós precisamos criar estratégias de ensino para fazer com que a criança aprenda a ouvir e prestar atenção consciente aos fonemas” complementou.

Ela ainda explica que a metodologia pode ser adotada tanto por professores quanto por pais de alunos, a partir de 4 anos, que queiram ensinar os sons das letras de forma lúdica. Todos podem ter acesso gratuito ao conteúdo através do site www.institutolermais.com.br.

Além disso, Sandra também atende escolas e municípios que podem contratar sua consultoria e palestras.

Instituto Ler Mais

 

A pedagoga também é fundadora do Instituto Ler Mais que tem o compromisso de capacitar professores, pais e profissionais envolvidos na educação, ao promover cursos e formações com base na Educação Baseada em Evidências.

Além do Método das Onomatopeias, o Instituto oferece livros, artigos, soluções educacionais e disponibiliza cursos de Fluência em Leitura Oral, Consciência fonológica na prática, Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita e o PROALFO-Programa para Alfabetização Fônica.

Para conferir, acesse o site www.institutolermais.com.br ou entre em contato através do número de telefone (11)93243-6612 ou e-mail, [email protected].

13 Comments

  1. Professora Sandra Puliezi revolucionou minha vida como alfabetizadora durante esse ano de 2023 quando conheci o MÉTODO DAS ONOMATOPEIAS
    Merece esse reconhecimento no Brasil❤️❤️❤️
    Parabéns Sandra Puliezi

    • Conhecer o método das Onomatopeias e a Dra. Sandra Pulieze foi um divisor de água na minha profissão, alunos alfabetizados em pouco tempo com leitura e escrita consolidada. Um orgulho em usar esse método, é 100% garantia.

  2. Método incrível, me ajudou bastante na alfabetização da minha filha Sem falar da pessoa maravilhosa que é a Sandra , sempre disposta a nós ajudar e tirar todas as dúvidas.

  3. Método incrível, me ajudou bastante na alfabetização da minha filha.
    Sem falar da pessoa maravilhosa que é a Sandra , sempre disposta a nos ajudar e tirar todas as dúvidas.

  4. Há eu conheci esse método e me apaixonei , nunca mais vou larga-lo, pois eu trabalho com ele, na minha sala de aula de educação infantil, e meus pequenos amam e estão aprendendo muito , pois além de divertido, ele nos permite ter um processo mas leve, na alfabetização das das crianças.

  5. Conheci o trabalho da Prof°Sandra puliezi no YouTube no período da pandemia. Minha filha tinha 4 anos e foi nesse período que conseguir de fato alfabetiza lá. Seguido todas as orientações que ela disponibiliza de forma gratuita conhecir as onomatopeias e foi através desse método incrível que minha filha conseguiu entender a relação entre letras e sons. Em menos de 3 meses Sophia leu sua primeira palavra de forma espontânea “gole gut” estava escrita numa garrafinha da sanremo que ela segurava nas mãos. As onomatopeias fez toda diferença nesse processo de aprendizado. As crianças aprendem brincando e de uma forma muito prazerosa. Hoje minha filha está com 6 anos e cursando o 1°ano do fundamental, ler super bem e estamos desenvolvendo fluência de leitura.❤❤❤❤❤❤

  6. Sou aluna PROALFA com orgulho! Conheci a professora Sandra Puliezi no you tube, tinha adotado o método Fonico desde 2022 por sentir insegura e insatisfeita com o meu trabalho na alfabetização, após conhecer as onomatopeias no início de 2023 fiquei empolgada e assisti todas as lives e colocando em prática. Conclusão. Todos meus alunos estavam lendo no primeiro semestre, 70% com leitura fluente.

  7. Fui professora afabetizadora nos anos 1980.Eu alfabetizaxa com giz,quadro verde e o som das letras.
    Mostrava com o dedo indicador minha boca para as crianças escutarem o som das letras pois percebi que assim elas aprendiam mais rápido!

  8. Muito bom! Alfabetizei meu filho durante a pandemia usando esse método e agora estou utilizando com um aluno de terceiro ano que não estava alfabetizado aonda! Só gratidão!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog