/

Vereadores apresentam indicações durante sessão ordinária da Câmara Municipal desta semana

6 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (04), quatro vereadores apresentaram indicações ao Executivo Municipal. Confira:

Carlinhos do Lageado e demais parlamentares reivindicam médico legista para atender no município

De autoria do Vereador Carlinhos do Lageado, sendo subscrita pelo demais parlamentares municipais, foi solicitado na sessão do dia 4 de março, ao Governador Eduardo Riedel, com cópia ao senhor Antônio Carlos Videira, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, a designação de Médico Legista para atender o município de Aparecida do Taboado.

“A presença de um médico legista em nosso município é de extrema importância por várias razões, especialmente para garantir a eficácia e a imparcialidade nos processos de investigação de casos médico-legais.

Esta medida se faz necessária, uma vez que são realizados, além das autópsias e laudos cadavéricos, vários outros exames de corpo de delito e demais perícias, como: exame de lesões corporais, exame de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, exame de constatação de violência sexual, exame de sanidade mental, exame de constatação de idade, exame de constatação de doença sexualmente transmissível, e todas as demais perícias que interessam à Justiça e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Legal.

Ressalto ainda, que cotidianamente os familiares enlutados sofrem com a morosidade na autorização de laudo médico, intensificada pela perca, uma vez que os profissionais responsáveis pela autópsia e liberação do corpo tem que se deslocarem de outras cidades para realizarem este atendimento em nossa cidade, ou transladar até a cidade onde há médico legista de plantão.

Para que as famílias possam velá-los com dignidade, uma vez que nosso município não conta com nenhum profissional autorizado. Neste contexto, encaminho a Vossas Excelências esta indicação, solicitando a designação de médico legista para Aparecida do Taboado para garantir a justiça, a segurança pública e a proteção dos direitos individuais, além de contribuir para o funcionamento eficaz da administração pública. Espero que nosso clamor ganhe o respaldo necessário e o quanto antes nosso município tenha profissional da área designado para aqui exercer tal função”, justificaram os vereadores.

Vagner Panela solicita pavimentação asfáltica da rua Agenor Pedrosa

 

O Vereador Vagner Panela na sessão ordinária realizada dia 4 de março apresentou indicação ao Executivo Municipal, reivindicando a execução do seguinte serviço: pavimentação asfáltica da Rua Agenor Pedrosa, com localização no bairro Chácara Boa Vista.

“A Rua Agenor Pedrosa precisa com urgência de pavimentação asfáltica, visto que é a única rua que não tem o asfaltamento e é uma via que tem muitos buracos. Quando chove é impossível passar por ela, que vem chamando a atenção dos usuários devido a proporção dos buracos. Além de trazer preocupação aos moradores daquele trecho pelo fato de representar o perigo de acidentes.

Se faz necessária o asfaltamento da Rua Agenor Pedrosa com a máxima urgência, pois além de prejudicar o trânsito, contribuir para o péssimo aspecto da localidade, ainda permite a proliferação de insetos nas águas que ficam acumuladas nas crateras”, justificou.

Vagner Panela reivindicou ainda ao Executivo Municipal, ao Governo do Estado e ao Deputado Estadual Gerson Claro, gestões no sentido de designar mais policiais militares para o município de Aparecida do Taboado, para oferecer mais segurança à população aparecidense.

“A violência que impera nos dias atuais gera uma preocupação constante e nos leva a buscar medidas que amenizam essa triste realidade. A população aparecidense tem convivido diuturnamente com atos de violência, furtos, roubos, drogas, assaltos a mão armada, enfim, uma série de questões que depende da ação desta força policial para agir em favor da segurança.

Entendemos que o reforço policial atenderá esta necessidade verificada, e que medidas urgentes devem ser tomadas para que a nossa Polícia Militar conte com o aumento do seu efetivo, mais viaturas e outras necessidades prementes.

Reconhecemos que os nossos policiais têm se empenhado na prestação de um serviço que atenda a necessidade da comunidade aparecidense, todavia, sabemos que existe a falta de recursos humanos para que o atendimento aconteça de forma eficaz”, justificou o parlamentar.

Moysés Chama pede ampliação em documentos de extensões de vias públicas

Na sessão ordinária realizada em 4 de março de 2024, o vereador Moysés Chama de Carvalho reivindicou ao Executivo Municipal a criação documental das extensões das ruas: João Procópio de Almeida, Primeiro de Maio e Sete de Setembro nos bairros Centro e Vila Dourado.

“Ao lado do Condomínio “60 Dias Apaixonados”, segue a rua João Procópio de Almeida no bairro Vila Dourado, essa rua documentalmente vai até a avenida Pedro Pedrossian, onde termina, ali próximo ao Espetinho do Leandro, mas fisicamente ela já está aberta e inclusive há ligações de água e energia. O que ocorre, é que para futuros investimentos no bairro como, por exemplo, construções de casas, investidores se esbarram na burocracia documental uma vez que a rua já existente fisicamente não é aberta nos documentos do município, da mesma forma encontra-se a Primeiro de Maio e Sete de Setembro no Centro, nos mapas da cidade, lista telefônica e até no Google Maps elas existem (conforme indicam imagens em anexos a esta indicação) ”, justificou o parlamentar.

Patrícia da Saúde reivindica operação tapa buracos e construção de lombada

A vereador Patrícia Maria dos santos, na sessão ordinária do dia 4 de março de 2024, apresentou indicação ao Executivo Municipal, reivindicando a execução de serviço de tapa buracos na Rua José Dutra Ferreira, altura do nº 2.811, no Bairro Cidade Nova.

Justificou a parlamentar, que “a Rua José Dutra Ferreira, altura do nº 2.811, no bairro Cidade Nova, tem alguns buracos que vem chamando a atenção dos usuários devido a sua proporção. Além de trazer preocupação aos moradores daquele trecho de via, pois as águas ficam empoçadas contribuindo para a proliferação de insetos, como o mosquito da dengue, existe o perigo iminente de acidentes.

Se faz necessária a recuperação daqueles buracos com a máxima urgência, pois além de prejudicar o trânsito, contribuir para o péssimo aspecto da via, ainda permite a proliferação de insetos nas águas que ficam acumuladas nas crateras.

Tendo em vista que esta situação não pode perdurar e que está oferecendo um péssimo aspecto para a rua, além do perigo de acidentes, é que estou levando ao conhecimento de Vossa Excelência tal situação, para que a recuperação daqueles buracos seja executada o quanto antes”.

Patrícia da Saúde solicitou também ao Executivo, a construção de lombada devidamente sinalizada, na Alameda Ipê, na altura do nº 325, localizada no Bairro Jardim Félix, com vistas a oferecer segurança no trânsito.

Como justificativa a vereadora declarou que “o trânsito verificado nas ruas de nossa cidade nos dias atuais é preocupante. O número de veículos trafegando pelas vias urbanas aumentou consideravelmente e em vários pontos se tornou perigoso, devido às altas velocidades que os veículos atingem, expondo a população ao risco de acidente. As lombadas têm sido eficaz para controlar o trânsito em determinadas localidades, pois, a sua existência obriga os condutores de veículos a diminuírem a velocidade ao se aproximar de tais obstáculos, oferecendo mais segurança”.

A vereadora Patrícia da Saúde apresentou ainda ao Executivo, com cópia à secretaria de Saúde, solicitando a construção de cobertura no estacionamento do ESF do Jardim do Lago, para abrigar os veículos que servem aquela unidade de saúde.

“O ESF do Jardim do Lago é devidamente murado e os veículos que servem aquela unidade de saúde, bem como dos servidores nele lotados, ficam estacionados no espaço existente ao lado do prédio. Anteriormente existiam umas árvores plantadas junto ao estacionamento, que serviam de sombra para os veículos.

Ocorre que aquelas árvores foram cortadas e os veículos atualmente estão ao relente. O sol escaldante dos últimos dias tem tornado aquele local muito quente e todos estão reclamando por ter que deixar os veículos expostos ao sol durante todo o dia.

Entendemos que no estacionamento do ESF do Jardim do Lago deve ser construída uma cobertura para que os veículos estejam abrigados das intempéries do tempo”, justificou.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog